A Vila
Calendário de Festas

 

 

Janeiro

- Festa popular do congo em homenagem a São Sebastião e Santa Catarina, “DERRUBADA DO MASTRO”, com muito congo, fé e alegria. É realizada próxima ao dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião. 

- Folia de Reis de Bicho - Folguedo popular, é realizado em Regência no final do mês de janeiro na maioria das vezes pelo grupo folclóricos de Povoação. Após iniciarem na igreja católica, saem nas casas  animando os foliões com o vaqueiro, o boi e a bicharada, cantando, dançando até raiar a madrugada em meio a muita alegria, cores e sons.

- Durante todo o verão até o carnaval a Prefeitura em parceria com a comunidade realiza atividades esportivas e culturais com exibição de filmes no centro ecológico, shows na praça e o mini trio fubica pelas ruas aos finais de semana.

- Podem ser acompanhas aberturas de ninhos de tartarugas na sede do Projeto TAMAR.

- Aos domingos é realizada a campanha Jogue Limpo pelo projeto Ecocidadania, comunidade e parceiros através da Patrulha Ecológica Voluintária.

Fevereiro

- Carnaval – No tradicional clube “Valete de Ouro”, nos shows na praça ou em blocos de rua à frente do trio fobika ao som de antigas marchinhas e frevos, moradores e turistas fazem desta festa popular, momentos de paz e alegria. É uma festa tradicional e cultural.

Junho

- É realizada próximo ao dia 03 de junho a tradicional festa em homenagem ao Herói Nacional Caboclo Bernardo, comemorada com atividades esportivas e culturais - “Auto do Caboclo Bernardo” e outras atividades, pela comunidade há mais de 50 anos.

- Há 19 anos foi inserido na programação o Encontro de Bandas de Congo de Regência, que reúne as bandas de congo e outros grupos folclóricos de todo o Espírito Santo.

- No final de semana próximo ao dia 29 de junho (antes ou depois), os pescadores comemoram seu dia, o Dia de São Pedro, com uma alegórica festa. Na programação atividades recreativas, esportivas e culturais como Procisão de Barco no Rio Doce com a imagem de São Pedro e as Bandas de Congo, Torneio de Pesca, Regata do Rio Doce (corrida de bote/barco a remo), concurso de “causos”, Torneio de Confecção de Rede, Corrida de Saco, Thiatlon e o “Arraiá dos Pescadores” com quadrilha, casamento na roça, pau-de-cebo, fogueira e forró. A praça e o acesso ao porto são decorados com fogueiras ornamentais, coloridas bandeirolas, balões, fitas e redes com peixes de papel.

- Festas juninas e julhinas são realizadas entre os meses de junho e julho.
  
Novembro

- Levantada ou Fincada do Mastro - é um evento realizado pela Igreja Católica e pelo Congo em homenagem a Sta. Catarina e São Benedito – padroeiro do congo.

 Dezembro

- Comemoração a passagem do ano no dia 31 - Os moradores e turistas se reúnem nas cabanas próximas à praia e festejam a passagem do ano ao som do trio fobika. Caminho de velas ilumina as caminhadas até a praia, onde é feita a queima de fogos.

© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels