NOVIDADES
Terça-feira - 17/10/2017 Congo cultura viva de Regência!!

Congo cultura viva de Regência

 

A banda de congo São Benedito de Regência surgiu em 1902 a partir do tambor de congo ou tambor de São Benedito, praticado na região desde o século 14.

Apresentavam-se principalmente na fincada e na derrubada do mastro, respectivamente em 25 de novembro (santa Catarina) e 20 de janeiro (são Sebastião). Antes da festa, os conguitas saiam em longas caminhadas até as comunidades vizinhas de santa cruz e São Mateus, se apresentando nas fazendas e recolhendo donativos, esmolas para os festejos.

Diferentes de outras bandas no estado fazem a levantada do mastro no dia de santa Catarina em 25 de novembro, e a derrubada em 20 de janeiro, dia de Sebastião. Porém, como as demais bandas, louvavam são Benedito. Um mês antes da levantada do mastro, o congo ainda mantêm a tradição de sair ás ruas da vila com a centenária imagem de são Benedito esculpido em madeira oca, fazendo a chamada esmola, para arrecadar donativos para festa.

Além dessas datas, o congo da Vila se apresenta também na festa do Cabloco Bernardo, festa dos pescadores de Regência e em outras festas religiosas e ocasiões que surgem dentro e fora do município.   

© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels