NOVIDADES
Quinta-feira - 17/10/2017 Reserva Biológica de Comboios

Localização

Está localizada no litoral norte do estado do Espírito Santo, junto ao povoado de Regência, do município de Linhares.

Superfície

833 hectares. 

Bioma

Ecossistemas costeiros.

Unidade de Proteção Integral.

O acesso à Reserva, partindo-se de Vitória, pode ser feito através de dois caminhos:

1) pela BR-101, seguindo até Bebedouro por 110 km, e daí por estrada de terra mais 38 km até o povoado de Regência;ou


2) seguindo-se por cerca de 90 km pela ES-010 e mais 30 km em estrada de terra até a Reserva.

O percurso de Vitória à Reserva leva normalmente 2 horas.
O estado de conservação das rodovias citadas é regular.
A cidade mais próxima à unidade é Linhares que fica a 130 km da capital.

 

História – Comboios -

Regência

Esta é uma das bases pioneiras, instalada em 1982. É a base-mãe do Espírito Santo. Distribui-se em dois espaços: a base de conservação, que abriga as ações de monitoramento das praias, fica na Reserva Biológica de Comboios; 7km ao norte de Comboios está o distrito de Regência, uma pequena comunidade de pescadores com cerca de dois mil habitantes, cujas principais fontes de subsistência são a pesca e as atividades de conservação ambiental. Aqui funcionam outras estruturas do Tamar, nas áreas de educação ambiental e ação comunitária, como a confecção e o centro ecológico.

A Reserva Biológica de Comboios foi criada em 1984, pelo Governo federal, com o objetivo principal de proteger as desovas de tartaruga-de-couro, pois este é considerado um dos seus maiores sítios de desova dessa espécie no Estado. Em 1950, a região foi declarada, pelo Instituto Osvaldo Cruz, um dos mais importantes remanescentes de restinga do Brasil. Abriga várias espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção, como a preguiça-de-coleira, o tamanduá e o macaco-prego.
O nome faz referência à maneira como se organizavam os brancos colonizadores, em comboios e caravanas, para desbravar e explorar a região, quando ela ainda era habitada pelos índios botocudos, etnia extinta desde o início do Século XX. No limite sul da Reserva Biológica fica a Reserva Indígena de Comboios, habitada pelos índios tupiniquins.

Visitas orientadas - Comboios

As escolas agendam as visitas, orientadas por monitores que ao longo do percurso falam sobre a biologia das tartarugas marinhas, as atividades do Tamar na região, o histórico e importância da Reserva Biológica de Comboios.

Salas de exposição - Comboios

Nas salas de exposição e vídeo, há um exemplar e uma réplica de tartaruga-de-couro ou careba gigante e um exemplar macho de tartaruga-verde taxidermizado. Tem também ossada de filhote de baleia Jubarte, cartazes educativos e painéis auto-explicativos.

Tanques e aquário - Comboios

São quatro tanques de observação, com exemplares vivos de  tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil. Há também um tanque-aquário  que permite maior aproximação do visitantes. Nas temporadas de reprodução, é montado um terrário reproduzindo um ninho de tartaruga onde o visitante pode ver como acontece a eclosão dos ovos e nascimento dos filhotes.

 

Caixa Postal 105 - CEP 29900-970 - Tel (27)3274-1209

 

TAMAR - POVOAÇÃO

A vila de Povoação fica à margem do rio Doce, cerca de 10km ao norte da foz, em Linhares. A base do Tamar foi a segunda implantada no Estado, em 1987. A sede fica a quatro quilômetros da vila, entre o mar e a lagoa do Monsarás, circundada por matas que abrigam plantações de cacau (além do cacau, a economia local é sustentada pela pesca artesanal e a pecuária).

A base monitora 39km entre a foz do rio Doce e a praia do Degredo, ainda quase totalmente sem ocupação. São praias oceânicas, com perfil acentuadamente inclinado e forte batimento de ondas, o que restringe o monitoramento em alguns trechos, durante as marés mais altas.

Povoação registra cerca de 500 desovas e 50 mil filhotes, anualmente. A tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) é a mais comum, mas nas praias monitoradas pela base ocorre também a de couro (Dermochelys coriacea).

 

CREDITOS :www.tamar.org.br / www.br.viarural.com


© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels