NOVIDADES
Quarta-feira - 17/10/2017 Otimismo nas empresas de turismo

Ministro antecipa dados do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, sondagem realizada pelo MTur em parceria com a Fundação Getúlio Vargas

Brasília, DF – Empresas do turismo apresentam aumento de faturamento há oito trimestres consecutivos e 84% delas apostam na manutenção da tendência positiva.  Os dados do boletim trimestral que avalia o desempenho de empresas do segmento foram antecipados nesta segunda (12) pelo ministro do Turismo, Pedro Novais, no ato de instalação do Comitê Intersetorial de Facilitação Turística (Cifat). 

Nesta edição, o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo – parceria do MTur com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) – apresenta resultados do segundo trimestre deste ano e as perspectivas para o terceiro.  Foram ouvidas cerca de 500 empresas, com faturamento trimestral de R$ 6 bilhões de sete segmentos: agências de viagens; eventos; meios de hospedagem; operadoras; parques temáticos e atrações turísticas, transporte aéreo além de turismo receptivo.

Em clima de otimismo, o segmento projeta expansão do mercado e novos investimentos. O crescimento da demanda doméstica – com o aumento das vendas de pacotes, diárias e passagens aéreas – foi apontado por seis dos sete segmentos pesquisados como “fator de forte influência” no crescimento dos negócios no segundo trimestre deste ano. Como conseqüência, o setor tem ampliado a oferta de vagas no mercado de trabalho.

O estudo mostra também que a expectativa de contratação de novos funcionários cresceu 31% de março a junho na comparação com o mesmo trimestre de 2010. Entre os entrevistados, 40% mercado manifestou a intenção de realizar novos investimentos no período de julho a setembro. Cinco dos sete segmentos pesquisados investirão em infraestrutura das instalações, tecnologia da informação e compra de novos materiais e equipamentos.


 



ASCOM

© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels