NOVIDADES
Quinta-feira - 17/10/2017 Fiscalização ambiental em Linhares

Além de fiscalizar, a Semana realiza um trabalho educativo na cidade com campanhas e orientação à população.



Para garantir a preservação e conservação dos recursos naturais do município de Linhares e trabalhar na conscientização do meio ambiente, a secretaria municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a Semam, vem intensificando as atividades de fiscalização ambiental no município.

O objetivo é estabelecer as normas de Proteção Ambiental, fazendo cumprir a legislação ambiental vigente, e combater todo o tipo de crime contra a natureza. Além disso, a secretaria realiza trabalhos de prevenção aos diversos tipos de poluição: sonora, hídrica, do solo (resíduos), dentre outras.

A Semam também atende denúncias. Uma equipe de fiscais visita o local denunciado para constatar o feito, em seguida notifica o responsável para que compareça à secretaria, e a partir de então, instrui o mesmo sobre como deve proceder para que possa regularizar sua situação. Dependendo do agravo da ocorrência, o denunciado pode responder até processo judicial.

São realizadas ainda, vistorias periódicas na Unidade de Conservação do Degredo para garantir a preservação de sua riqueza natural. A unidade está em fase de regulamentação pela secretaria e até o fim do ano, deve ser decretada "Área de Relevante Interesse Ecológico do Degredo". A unidade abriga inúmeras espécies de animais e plantas, principalmente orquídeas, que se encontram ameaçados de extinção e utilizam como habitat e nicho ecológico, a restinga da região de Degredo.

 

Educação Ambiental

A secretaria de Meio Ambiente também tem papel educativo. Orienta os novos empreendedores que buscam pelo Licenciamento Ambiental (atividade realizada pela própria secretaria), sobre a necessidade de evitar danos ao meio ambiente, realizando vistorias e acompanhamento para que se cumpram as leis.

Em relação à Poluição Sonora, a Semam juntamente com a equipe do Departamento de Administração Tributaria (DAT) realiza campanhas educativas pela cidade para verificar e regularizar a situação de todo tipo de propaganda com utilização de carro de som e/ou caixa de som.

Todas essas ações visam a conscientização e orientação da população com o objetivo de reduzir os crimes ambientais, garantindo assim o desenvolvimento sustentável do município e o bem estar de todos.

Fonte: Prefeitura de Linhares

© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels