NOVIDADES
Segunda-feira - 28/11/2011 Prefeitura homenageia Seu Miúdo em Ginásio Poliesportivo de Regência

Regência estará em festa, no próximo mês, quando um dos principais personagens da charmosa Vila de Pescadores receberá uma homenagem da administração municipal. O Senhor Elpidio Angelo de Macedo - o famoso Seu Miúdo - permanecerá como nome do Ginásio Poliesportivo que a Prefeitura irá inaugurar no dia 4 de dezembro (Domingo), às 9h e 30min.

Com o Ginásio, a administração "O Futuro Acontece Aqui" vai garantir para os moradores daquele balneário um espaço especial para práticas esportivas e de lazer, com quadra de esporte com medida de 35x20, capacidade para 180 pessoas sentadas, palco, camarim, cantina, banheiros feminino e masculino - ambos com acessibilidade - e calçada cidadã. O projeto contempla, ainda, jardinagem na área frontal. Foram investidos, na obra, R$ 569.089,49 com recursos próprios da Prefeitura.

Para o Presidente da Associação de Moradores da Vila Regência, Fábio Gama, o novo Ginásio Poliesportivo caracteriza-se como uma importante conquista da comunidade, proporcionando estímulo e apoio ao esporte, além de ações de inclusão social. Sobre a homenagem ao Seu Miúdo - que foi escolha dos próprios moradores  da Vila - ele é categórico em declarar:

"Pessoa ilustre, homem de bem, ótimo esposo, pai e exemplo de cidadão que sempre lutou em prol de melhorias para a nossa Vila. Uma homenagem de reconhecimento e mérito, cujo nome ilustre do Seu Miúdo passa a ser um marco na nossa história", declarou Fábio, referindo-se à memória do homenageado.

Para o prefeito em exercício, Paulo Joaquim do Nascimento, a construção do Ginásio Poliesportivo de Regência dá sequência ao trabalho assíduo da administração municipal, visando à melhorar cada dia mais a cidade, por meio de uma gestão eficiente, transparente e voltada ao bem comum.

"Nosso trabalho na construção desse ginásio poliesportivo foi baseado principalmente na inclusão social, na ocupação de crianças, jovens, adultos e idosos, visando a ter um espaço ideal para a prática de diversas modalidades esportivas, lazer e recreação, direcionados a todos, já que 'esporte é vida'", disse Paulo Joaquim.

Para o Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Linhares, Jair Reali, a obra atende a uma solicitação dos moradores de Regência e vai incentivar a prática esportiva naquela região. "Com todos unidos e a participação direta da Prefeitura, executamos essa obra tão importante para a vida social e esportiva da Vila de Regência e região", afirmou o secretário, que acrescentou: 

"Esporte é saúde, lazer, cultura, cidadania e, por isso, nós estamos comemorando com os moradores de Regência a inauguração do Ginásio em homenagem ao Seu Miúdo, denominado, assim, por escolha da própria comunidade".

Os funcionários da Secretaria Municipal de Obras e da Concreto Construtora - que venceu o processo licitatório para a execução do Ginásio - dão os últimos retoques para concluir o novo espaço de esporte e lazer da região.

SEU MIÚDO  - O GUARDIÃO DO TÚMULO DO CABOCLO BERNARDO

É impossível contar a história do Caboclo Bernardo sem contar a história do Sr. Elpídio Angelo de Macedo, mais conhecido como Seu Miúdo (poeta e músico, falecido em 16 de dezembro de 2008, aos 85 anos).

Seu Miúdo, um homem de muita sabedoria e conhecimento, nascido em Colatina, veio para Regência, porque ouvia muito falar do Herói Caboclo Bernardo. Ao chegar à Vila, Seu Miúdo se entristeceu quando se deparou com o túmulo do Herói abandonado e sem nenhuma identificação. Ele disse: "É um absurdo, estão acabando com um herói tão importante pra nossa história", disse na época. 

Então, depois de muita luta, ele conseguiu um túmulo digno de um herói e se tornou o Guardião do Túmulo do Caboclo Bernardo. Foi homenageado e condecorado como Cidadão Linharense. 

Seu Miúdo tornou-se artista, com o passar dos anos, e não é diferente de muitos que  conhecemos, pois era compositor, músico e poeta. Por meio de suas músicas, entoava a vida simples e pacata da comunidade regenciana, e demonstrava aos turistas o que sabia fazer com grande irreverência, que era cantar e contar a história de Regência e do herói Caboclo Bernardo.

© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels