NOVIDADES
Sexta-feira - 20/10/2017 Que tal passar o fim de semana em Regência?

Praia, boa gastronomia, cultura e história em um só lugar.

O fim de semana chegou e para quem quer aproveitá-lo bem, uma boa dica é conhecer Regência, uma charmosa vila que se tornou um dos destinos mais procurados pelos turistas do Estado e do Brasil. O lugar é um refúgio de tranquilidade, hospitalidade e cultura, à beira mar.

A começar pela estrada de acesso ao vilarejo, que possibilita apreciar a natureza antes mesmo de chegar ao local. A estrada é singular, ladeada por pequenos remanescentes da Mata Atlântica e fazendas criadoras de gado de corte e plantações de cacau. Nesse ponto, encontra-se a base do Projeto Tamar, na Reserva de Comboios e ao norte a Vila de Regência.

O balneário possui uma das praias mais conhecidas do país por suas grandes ondas, estando entre as melhores para a prática do surf. Também rendem boas caminhadas à beira mar. Próximo aos tanques, é possível tomar um refrescante banho com mais segurança, por ser uma área menos agitada. Na vila, há excelentes restaurantes onde o turista pode desfrutar de moquecas e comidas caseiras.

Regência tem, ainda, a Reserva de Comboios, que é a sede da Estação do Projeto Tamar, localizada nas proximidades da Foz do Rio Comboio, e é reconhecida, nacionalmente, como o maior sítio de desova da Tartaruga Gigante no Brasil.

A reserva também preserva área de restinga e Mata Atlântica, sendo possível encontrar vários exemplares da fauna brasileira como quatis, tatus, saguis-de-cara-branca, tamanduás-mirins e a rara preguiça-de-coleira, ameaçada de extinção.

Na praça central, situa-se a cúpula do antigo Farol, o museu histórico de Regência e o Centro Ecológico do Projeto Tamar, onde o visitante pode conhecer a ossada completa de uma baleia gigante, caminhar nas trilhas no meio da mata e conhecer um pouco mais sobre a fauna e flora da região.

Regência é destaque também pelo seu congo, sua cultura e sua história, através de suas ruas de barro batido, com grama e as casas simples, que conservam a rusticidade do local. O vilarejo é o recanto do herói nacional Caboclo Bernardo, da Tia Mariquinha e do Sr. Elpídio Angelo de Macedo, o seu "Miúdo", que será homenageado neste domingo (04), às 9h e 30min, com a inauguração de um Ginásio Poliesportivo em seu nome.

Seu Miúdo foi poeta músico e guardião do túmulo de Caboclo Bernardo. Ele faleceu em 16 de dezembro de 2008, aos 85 anos.

Fonte: Prefeitura de Linhares


© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels