NOVIDADES
Sábado - 17/12/2011 Que tal conhecer um pedacinho da Mata Atlântica em Linhares

A Flona de Goytacazes é um lugar onde reserva várias espécies de animais e plantas, além de tranquilidade e bem-estar.

 

Conhecer um pedacinho da Mata Atlântica, em Linhares, é uma boa opção para aproveitar  este fim de semana. Por isso, a dica é visitar a Flona de Goytacazes, uma reserva cheia de belezas naturais.



O lugar, considerado um paraíso, encanta qualquer visitante que passar por lá. São diversas espécies de árvores nativas e animais silvestres da Mata Atlântica, em geral, e grande parte ameaçada de extinção, como a preguiça de coleira, o macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves.



Para os amantes da natureza, em meio ao verde, podem encontrar a tranquilidade e o bem-estar. A Flona tem também trilhas que proporcionam uma boa aventura, como a trilha da capivara.



A área, ainda, é um ambiente onde se pode adquirir conhecimento e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. Frequentemente, recebe visitas de estudantes da rede municipal e estadual de ensino, que percorrem as trilhas para aprenderem mais sobre o bioma da Mata Atlântica. Em 2011, quase dois mil alunos visitaram a Floresta.



A Flona de Goytacazes é a maior floresta urbana do Espírito Santo e a terceira maior em extensão do Brasil, possui 1.400 hectares e está localizada no km 153 da BR 101. A reserva fica apenas a 2 km do Centro de Linhares, no sentido Bebedouro.  O local foi criado em 2002, tendo como vocação expressa, em seu decreto de criação, a visitação e a educação ambiental. Em julho deste ano, foi inaugurada a sede administrativa da Unidade. A construção da estrutura foi realizada pela prefeitura Municipal de Linhares.



A visitação turística no lugar, recebeu grande impulso em 2011. Segundo o Analista Ambiental e Gestor da Unidade de Conservação, Leony Wand Del Rey, a floresta tem recebido pessoas de todos os lugares do país e do mundo. 



"Embora a maioria dos visitantes sejam estudantes, também temos recebido famílias linharenses, turistas, inclusive estrangeiros, além de grupos de funcionários de Empresas, membros de igrejas e associações dos bairros", disse o analista. 



A Floresta fica aberta para visitantes todos os dias da semana, das 8 às 16 horas. Para conhecê-la, basta somente se dirigir até o local.

Fonte : Prefeitura de Linhares.

© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels