NOVIDADES
Terça-feira - 17/10/2017 Artistas Linharenses expõem quadros no estilo Naif em Regência

A exposição abriga 16 quadros e é uma homenagem ao artistal regional Luiz Natal



Turistas e moradores de Regência, em Linhares, podem aproveitar o tempo livre e fazer uma passeio cultural. Começou nesta segunda-feira (02/01) e  vai até o dia 16 de Janeiro, na Galeria do Posto Carebão, a exposição "Natal: uma herança Naif que se espalha...". No local, estão expostos quadros de artistas regionais que se expressam por meio do estilo de arte Naif ou primitivista.

 
Para a exposição, foram convidados alguns dos principais artistas locais: Vaninho, Marjory, Eduardo e Gusteira. No total, estão expostos 16 quadros que retratam a cultura de Linhares com traços simples e muitas cores.




O nome da exposição é uma homenagem ao artista linharense, nascido e criado em Regência, Luiz Natal. O pintor foi o pioneiro da arte Naif na região e, atualmente, é considerado um dos mais conceituados, nesse estilo, no Espírito Santo.


"Linhares é a grande Meca da pintura Naif no Estado do Espírito Santo. Essa é uma característica fundamental para a inserção de Linhares no contexto artístico capixaba. Aqui, as artes fluem como um dom hereditário", destaca o Secretário Municipal de cultura, Antônio Bezerra.



A mostra é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e dos artistas locais. O objetivo da exposição é difundir a arte Naif produzida na região e criar um mercado para os pintores. Os preços dos quadros variam de 150,00 a 600,00. 



Arte Naif ou arte primitiva moderna



A arte Naif é sinônimo de arte ingênua, original ou instintiva, produzida por autodidatas que não têm formação culta no campo das artes. Esse estilo de arte também é relacionado à arte popular, à arte primitiva e à art brüt, por tentar descrever modos expressivos autênticos, originários da subjetividade e da imaginação de pessoas que não têm tradição artística.



A arte Naif se caracteriza pela ausência das técnicas usuais de representação (uso científico da perspectiva, formas convencionais de composição e de utilização das cores). As cores brilhantes e alegres - fora dos padrões usuais - a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição detalhada e a visão idealizada da natureza também são pontos fortes desse estilo de arte.



Serviço:
 


Exposição: "Natal: uma herança Naif que se espalha"..


Artistas convidados: Vaninho, Marjory, Eduardo e Gusteira

Local: Galeria do Posto Carebão, Regência Augustas, Linhares - ES


Período: 2 a 16 de janeiro de 2012


 

Fonte: Prefeitura de Linhares.







© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels