NOVIDADES
Quarta-feira - 17/10/2017 Informações sobre os pontos de localização dos guarda-vidas

 O Corpo de Bombeiros de Linhares reforça que os banhistas devem procurar tomar banho sempre próximos aos guarda-vidas.

Com a chegada do verão, o movimento nas praias e lagoas de Linhares aumenta. Pensando nisso, a Prefeitura, em parceria com o Corpo de Bombeiros, informa os principais pontos dos balneários onde os guarda-vidas podem ser localizados, para que os banhistas aproveitem os passeios, sem transtornos e com segurança.




Em Pontal do Ipiranga, foram criados 7 pontos estratégicos, 5 na praia, 1 no riozinho e outro na praia de Urussuquara. Já, em Regência e Povoação,  são três pontos. Todos com distância de 100 metros.




Para facilitar os trabalhos dos profissionais, no dia 13 deste mês, serão inaugurados três mirantes na praia de Pontal do Ipiranga. Os mirantes ficarão nas três principais avenidas do balneário e irão contribuir para melhor visualização dos banhistas.




Na lagoa Três Pontas, a famosa Juparanã, as duplas de salva-vidas estão localizadas próximas às cabanas, com 50 metros de distância uma da outra, na linha da água.




Confira os pontos onde os salva-vidas podem ser encontrados:




Pontal do Ipiranga - 5 pontos distribuídos entre as principais avenidas do balneário, estando o primeiro próximo à Cabana Pioneiro. Além disso, mais guarda-vidas estão localizados no riozinho e na Pousada Praia Urussuquara. 30 guarda-vidas se revezam no balneário.


Regência - 3 Pontos apropriados para o banho situados na entrada principal da praia, com um total de 10 guarda-vidas.


Povoação - 3 pontos localizados na parte central da praia, com 4 guarda-vidas




Lagoa Três Pontas - 16 guarda-vidas podem ser encontrados próximos às cabanas, com distância de 50 metros entre uma dupla e outra.




A quantidade de pontos de localização dos salva-vidas poderá se estender de acordo com o aumento do público nas praias.





Secretaria de Segurança e Corpo de Bombeiro dão orientações para evitar afogamentos




Além da presença dos salva-vidas nas praias, o Corpo de Bombeiro dá algumas orientações para que os banhistas evitem afogamentos, neste período de verão, e possam curtir tranquilamente as praias e lagoas do município.




Segundo o Sargento, Henrique Moura Bazani, o banhista deve evitar tomar banho em águas que não conhece, longe dos salva-vidas e, ainda, nos casos de buracos, não entrar direto na água sem ter conhecimento.




Veja as orientações:


- Se o banhista percebeu que a água chegou até o umbigo, deve parar por aí mesmo ou retornar para a área mais rasa.


- Se, por acaso, o guarda-vidas estiver distante, na hora de um afogamento, a orientação é não entrar na água. O mais apropriado, nesse caso, é jogar uma corda ou algum objeto flutuante, para que a pessoa em perigo possa segurar e, depois chamar o guarda-vidas imediatamente.


- Com relação às crianças, os pais devem ficar de olho nos seus filhos e não deixá-los somente sobre a responsabilidade dos guarda-vidas, já que esses profissionais são capacitados para um atendimento generalizado de pessoas.


- No caso de ingestão de bebida alcoólica, a pessoa não deve entrar na água. Já, ao consumir comidas pesadas, a orientação é esperar duas horas para entrar no mar.




Fonte: Prefeitura de Linhares.


© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels