NOVIDADES
Sexta-feira - 20/10/2017 Cultura solicita restauro do Farol de Regência junto à Marinha do Brasil

O secretário da pasta, Antônio Bezerra Neto, empenha-se pela manutenção da história da Vila de Regência.

Se depender do esforço e do empenho do Secretário Municipal de Cultura, Antônio Bezerra Neto, um dos símbolos mais famosos da Vila de Regência será restaurado em breve.
O secretário solicitou junto à Marinha do Brasil uma avaliação para restauro do Farol do Rio Doce, ou Farol de Regência, como é mais conhecido. O farol é um bem histórico tombado pelo Governo do Espírito Santo desde 1998.
De acordo com Antonio Bezerra Neto, a restauração do farol representa a manutenção da história de Regência Augusta e de Linhares.
"Em nenhum momento, a cidadania pode abrir mão de seus bens tombados, já que o tempo é a medida exata da história. E esse farol é a alma dos moradores daquela Vila", destaca Bezerra.

Tombamento

Denominação: Farol do Rio Doce.
Localização: Regência, Linhares
Proteção Legal: Processo nº30/98; Resolução nº 05 / 1998 - Conselho Estadual de  Cultura. Inscrição no Livro do Tombo Histórico, sob o nº 187, às Folhas 31v e 32.



Construído pela Marinha, o "Farol do Rio Doce" é instalado em 15 de novembro de 1895, na margem norte do rio Doce. Doze anos após sua construção, o lugar onde estava localizado é considerado inadequado por oferecer mais riscos aos navegantes, e o farol foi, então, transferido para a margem sul.
Composto por uma estrutura metálica de 30 metros de altura, portando lentes refletoras e mecanismos de iluminação, o farol sinaliza embarcações situadas em uma área de 17 milhas.
Em 1998, a Associação de Moradores de Regência pede o tombamento do farol, alegando ser ele o representante de toda a transformação geográfica, histórica, cultural e econômica do Rio Doce e da Vila de Regência. A associação temia a derrubada do antigo farol pela Marinha para a construção de um novo.
Efetivado em 1998, o tombamento do Farol do rio Doce não impediu sua substituição por outro, executado em concreto armado e dotado de atributos técnicos considerados mais adequados às necessidades da navegação na região.
Desmontado e removido de seu local original, medidas consideradas válidas na perspectiva de salvaguardar seus componentes, peças valiosas caracterizadoras de seu valor histórico, o antigo farol se encontra preservado e exposto em área aberta, em frente ao Museu de Regência.


Fonte: Prefeitura de Linhares


© 2010. Todos os direitos reservados. Melhor visualização em resolução 1024x768 pixels